Mostras de Curtas

Um dos momentos mais especiais do ano, para nós, é aquele em que reunimos todos os participantes do projeto para exibir e debater os curtas-metragens realizados por eles nas oficinas de cinema. Estudantes, professores parceiros, professores de cinema e convidados especiais então se reúnem para trocar ideias sobre os trabalhos desenvolvidos nas diversas escolas envolvidas.

Os filmes expressam as singularidades de cada grupo, revelando cores, paisagens, sentimentos, narrativas e temas diversos. Por outro lado, o conjunto dos curtas exibidos possui um forte elemento em comum, já que seus processos de criação e realização foram elaborados a partir de uma mesma temática e da mesma proposta metodológica.

Neste encontro, os conteúdos produzidos em bairros, cidades e regiões de contextos geográficos e culturais diversos são apreciados pela platéia.

Ao final de cada projeção, os jovens realizadores são convidados a responder as perguntas do público no microfone, com o intuito de compartilhar experiências.

Os pontos de vista dos espectadores e dos realizadores então se misturam em um grande intercâmbio, que conta ainda com a participação de profissionais do cinema. Nos últimos anos, contamos com a presença de convidados especiais, como os realizadores Rosane Svartman, Maria Camargo, Bruno Safadi, Breno Silveira, ou os atores Gregorio Duvivier e João Velho, entre outros.