Alessandra Dörr
Professora de Consciência Corporal
Alessandra Dörr é Mestra em Teatro pela UDESC, onde desenvolveu a metodologia de trabalho “Études Rítmicos: A Ação do Ator no Tempo/Espaço”, além de outras práticas de ritmo e musicalidade, entre elas, as labanianas. Bacharel em Artes Cênicas - Interpretação Teatral pela UFSM/RS. Especialista em Terapia Através do Movimento pela Escola e Faculdade de Dança Angel Vianna/RJ. Desenvolve o espaço “Hipátia: Estudos sobre Corpo e Movimento”. É terapeuta corporal e consteladora familiar, ministra as vivências de dançaterapia “Dança da Alma” e “O Corpo das Emoções”. Preparadora corporal e emocional de atrizes e atores no teatro, TV e cinema, tem preparado também videomakers e professores de cursos online. É professora de Expressão Corporal no Programa Imagens em Movimento, projeto de formação em audiovisual em escolas públicas do Rio de Janeiro. Atriz e diretora teatral participou de mais de 20 espetáculos pelo país e tem se dedicado a experienciar as relações entre corpo e emoções na saúde e na arte.
Alessandra Haro
PROFESSORA DE CINEMA
Alessandra Haro tem uma trajetória de 25 anos na área audiovisual que começou no cinema e se estendeu para as áreas de televisão, streaming, institucionais e publicidade. Trabalhou em mais de 32 filmes (longas, curtas, documentários e séries) e dentre eles destacam-se o longa “Estômago” (2008), a série da Fox "O Mundo de Jacquin" (2017) e o curta "Vento" (2021). É docente há 17 anos. Atualmente trabalha como professora e orientadora na Academia Internacional de Cinema, na ONG AEC no programa de Inclusão Digital por meio do Audiovisual e no PIM (programa imagem em movimento) na Rede de Ensino Municipal de Várzea Paulista. E como freelancer dedica-se à direção e produção executiva principalmente em projetos voltados a transformações sociais.
Bethi Albano
Professora de Música
Bethi Albano é cantora, compositora e professora de Música da Escola de Dança Angel Vianna. Durante 25 anos trabalhou na Universidade Estácio de Sá, no Centro Educacional Anísio Teixeira – Ceat, na ong Revivarte e no grupo de teatro Moitará, entre outros. É licenciada em Educação Artística pelo Centro de Letras e Artes da Universidade do Rio de Janeiro – UNI RIO. Fez Pós-graduação – Arte Terapia na Universidade Cândido Mendes. Com extenso caminho musical, Bethi Albano tem formação em violão clássico e popular. Fez estágio no Théatre National de L’Opera de Paris e no Centre Georges Pompidou – Beaubourg. Foi cantora do grupo Rio Maracatu e Cantarinas. Participou dos grupos As Três Marias, Divino Emaranhado, Nave Maria, Aliá e Batucantá. Atualmente é professora de música brasileira do PIM.
Daniel de Almeida
PROFESSOR DE CINEMA
Daniel de Almeida é Educador social, Publicitário, Cinegrafista e Ator profissional. Desde 2004 desenvolve diversos trabalhos como educador social, com cinema e audiovisual, junto a instituições, ongs e escola de Campinas e região. Entre elas destacam-se Instituto Padre Haroldo, Instituto Ideia Coletiva, Instituto Eptv-Girassol Caminhos Criativos e Progen. Trazendo as técnicas e teorias do cinema para a realidade de crianças, adolescentes e adultos. Participou de trabalhos com grandes nomes do cinema nacional como: Fernando Meirelles, Tomas Portela, Johnny Araujo, entre outros. Com trabalhos para HBO Brasil, Netflix, Canal Brasil. Atualmente é professor de cinema do PIM.
David Aynan
PROFESSOR DE CINEMA
David Aynan é graduado em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Atua na área dedireção,designer de som e montagem . É membro fundador do Movimento de Cinema Negro Tela Preta e conselheiro fiscal da APAN (Associação dos Profissionais do Audiovisual Negro). Dirigiu o documentário de curta metragem "Canções de Liberdade" (2013). O filme "O Som do Silêncio" (2017), uma ficção de curta metragem com apoio do Edital Curta Afirmativo 2014, que recebeu o prêmio de melhor curta do nordeste na mostra do cinema Contemporâneo do Nordeste em (2018). Atualmente David está finalizando seu filme de longametragem,"Okunrinum", documentário que investiga a masculinidade negra. Atualmente é professor de cinema do PIM.
Diego Amorim
PROFESSOR DE CINEMA
Diego Amorim é diretor, roteirista, pesquisador e montador, com 10 anos de experiência no mercado audiovisual brasileiro. Escreveu, dirigiu e montou os curtas de ficção: ¨Farol ¨, 2013 , ¨Quando as pedras dilatam¨, 2019 , “Tempos de caça”, Maio 2020 exibidos em diversos festivais. Atualmente está desenvolvendo o do seu primeiro longa-metragem, “Casa da torre¨. Atua como instrutor de cursos de cinema no sistema SESC-R.J. Possui mestrado na linha ¨ Tecnologias da informação e Estéticas¨ pela ECO-UFRJ. Integrou a coordenação do cineclube Cinerama da UFRJ entre 2010-12. Sócio da produtora Neblina Filmes. Atualmente é professor de cinema do PIM.
Diego Brotas
PRODUTOR LOCAL E PROFESSOR DE CINEMA
Diego Brotas é professor de Cinema e Audiovisual, Comunicação e Design.Pós-Doutorando em Cinema (PPGCine/UFF). Doutor em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (PPGCOM/UFF) e doutorado sanduíche na Eberhart Karls Universität Tübingen (Alemanha). Já atuou em diversas funções no campo da música e do cinema e design de som. Atualmente é professor de cinema do PIM.
Giuliano Gerbassi
PROFESSOR DE CINEMA
Giuliano Gerbassi é formado em Rádio e TV pela UNESP, dirigiu e montou seu primeiro curta-metragem, Reflexo, em 2008. Trabalhou como assistente de edição em projetos musicais, além de comerciais e videoclipes. Em 2016 dirigiu e editou a série de 35 episódios “Guilherme Arantes – As histórias”, sobre a extensa carreira do compositor, lançada em 2018. Neste ano também editou o inédito "Desterro" de Caroline D’Ávila e Sandro Langer e realizou o documentário “Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania da ALERJ - 10 anos de luta”, junto a Ricardo Fogliatto e Lucas Andrade. Assina também a realização de "Supercordas Rumo à Terra Sem Mal", documentário musical sobre a banda durante a gravação do que viria a ser seu último disco. Em 2021 trabalhou na produção executiva e montagem do longa-metragem “Grade” de Lucas Andrade, selecionado para a 25ª Mostra de Cinema Tiradentes. Atualmente vive em São Paulo, onde é professor de edição da AIC – Academia Internacional de Cinema, prepara seu segundo longa-metragem, "Monte Alto" e é professor do cinema do PIM.
Larissa Fulana de Tal
Para os avôs paternos, Sementinha. Já para a família é carinhosamente chamada de Lai. E no mundão a fora, chama-se Larissa Fulana de Tal. Diretora de Criação da produtora Olhos Abertos Audiovisual, Graduada em Cinema e Audiovisual na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e integrante da Associação de Profissionais Negros do Audiovisual (APAN). Diretora do documentário Lápis de Cor (2014), projeto contemplado pela I Chamada de Curtas Universitários do Canal Futura. Diretora do curta-metragem Cinzas, inspirado no conto de Davi Nunes, contemplando no Edital Curta Afirmativo (2012). Direção Geral da série documental Diz aí! Afro e indígena do Canal Futura (2018). Direção e Coordenadora de Pós Produção da Série Documental : Encanto das Folhas (2022), uma ação coletiva dos Terreiros do Recôncavo da Bahia .Consultora de Criação no Laboratório Universitário do NordesteLab (2020 e 2021) . Atua com realização de cinema, audiovisual, processos criativos e montagem
Leon Sampaio
PROFESSOR DE CINEMA
Leon Sampaio é realizador dos longas-metragens “Eu, empresa” e “Gente bonita”, além de uma série de curtas. Seus filmes foram exibidos em diversos festivais pelo país (Tiradentes, Janela, Panorama, Forumdoc, dentre outros). Realizou também diversos vídeos com a Brigada Audiovisual do Ocupe Estelita, entre eles "Novo Apocalipse Recife" e "Recife, Cidade Roubada", que tiveram mais de dois milhões de visualizações. Além de realizador, trabalha como curador e professor de cinema e audiovisual. Atualmente faz doutorado em Comunicação na UFPE, cuja pesquisa se volta aos estudos de colonialidade e branquitude no cinema brasileiro. Atualmente é professor de cinema do PIM.
Lucas Andrade
Professor de Cinema
Lucas Andrade varia sua atuação no audiovisual entre o ensino, ministrando cursos de montagem e oficinas de realização, e a prática cinematográfica, já tendo atuado como montador, diretor de fotografia e diretor. No ensino, ministrou disciplinas de montagem na Escola Livre de Cinema de Nova Iguaçu e na Academia Internacional de Cinema, além de atuar no projeto de ensino de cinema em escolas públicas do Rio de Janeiro chamado Imagens em Movimento. Está em processo de finalização do seu primeiro longa metragem, o documentário "A Grade."
Lucas Vega
PROFESSOR DE CINEMA
Lucas Vega é realizador audiovisual, roteirista e professor. Realizador do Festival de Cinema Super 8 de Campinas e da equipe de produção do Curta 8 - Festival Internacional de Cinema Super 8 de Curitiba e do Super OFF- Oficinas Filmes e Festival Internacional de Cinema Super 8 de São Paulo. Atualmente é professor de cinema do PIM.
Luna Leal
Professora de Consciência Corporal
Luna Leal é graduada em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense e Pós-Graduada em Corpo, Educação e Diferença pela Faculdade Angel Vianna. Desenvolve projetos sócio educacionais no G.R.C.E.S.M Pimpolhos da Grande Rio desde o ano de 2010 atuando como produtora e arte educadora. Atualmente é integrante do núcleo de projetos Educacionais da instituição, como professora de dança afro, coordenação do setor de atividades culturais e setor de comunicação. No setor de carnaval, atua como coreógrafa e coordenadora da ala de baianinhas. Atua também como coordenadora do setor de dança e realiza atendimento ao cliente no produto de turismo, Carnaval Experience, negócio social da Pimpolhos da Grande Rio. Realiza oficinas de dança afro em diversos espaços culturais. Atualmente é professora de expressão corporal do PIM.
Matias Zibecchi
Professor de Música
Nascido em 1982, Matias Zibecchi é músico profissional desde os 20 anos. Percussionista, cantor, compositor e arranjador, além de tocar e gravar com diversos artistas, tem dois projetos de música autoral: Malundu (canção/MPB) e Bondesom (instrumental). É graduado em comunicação social pela PUC (RJ), pós-graduado em musicoterapia pelo CBM (RJ) e licenciando em música pela UNIRIO. É regente e professor das oficinas de percussão do Bloco Virtual e da Orquestra Rítmica, além de ter realizado oficinas de composição na Escola Parque. Como musicoterapeuta, desenvolveu o trabalho de composição em parceria ou em grupo com pacientes como principal ferramenta em casos de autismo, enfermidades psiquiátricas e doenças neurológicas em distintas experiências: moradia assistida, centro de assistência social, consultório e na maternidade escola da UFRJ. Mais recentemente também se aproximou do teatro, atuando como músico em obras teatrais. As mais recentes foram: “Com amor, Vinícius”, sobre o poeta Vinícius de Moraes, e o musical infantil “Tra-lá-lá”, inspirado na obra de Lamartine Babo.
Ramon Coutinho
PROFESSOR DE CINEMA
Ramon Coutinho, realizador e educador audiovisual, faz parte do CUAL (Coletivo Urgente de Audiovisual). Com graduação em História (UCSal) e Cinema (UFBA), é mestre pelo Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Pós-Cultura/UFBA). Tem especialização em roteiro pela Escuela de San Antonio de Los Baños (Cuba). É curta-metragista, atua e dança, além de dirigir, roteirizar, montar e produzir diversos formatos de experiência audiovisual. Trabalhou na Diretoria de Audiovisual do Estado da Bahia (DIMAS/ FUNCEB), dirigindo o programa Corte Seco. Realiza o projeto Gelo na Chapa, além de ministrar oficinas de cinema e promover ações cineclubistas. Atualmente é professor de cinema do PIM.
Taís Lobo
Taís Lobo é produtora, diretora, designer de som, compositora, pesquisadora e educadora em audiovisual. Dirigiu os documentários "As últimas do mundo" (2021), "Encantadas" (2018), e produziu "Canta um ponto" (2017). Coordena e dá consultoria para ações de formação de núcleos de cinema comunitário, e integra o Programa Imagens em Movimento.